Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Preparação de chás


COMO PREPARAR UM CHÁ?



Na infusão quase ferver a água e despejar num recipiente sobre as ervas. Abafar de 10 a 15 minutos.

A tisana é usada para ervas com folhas muito rústicas ou grossas, sementes ou rizomas. Neste caso deve-se colocar a planta junto da água fria e fervê-la de 2 a 5 minutos deixando-se repousar por mais 10 minutos.
Na decocção coloca-se a planta junto da água fria e ferve-se de 5 a 15 minutos dependendo do quão dura é a parte utilizada. Deixa-se repousar por mais 15 minutos. Usado para sementes e frutas duras, cascas de árvores e raízes.
Usar somente recipientes de inox, vidro, cerâmica ou esmaltados, nada de alumínio!! Para a utilização da erva ela deve ser picada para facilitar a extração de seu princípio ativo. O chá pode ser preparado e depois consumido quente ou frio, mas não deve ser consumido depois de 6 horas pois perde a maior parte dos princípios activos. Depois de 20 minutos no máximo deve-se retirar as ervas do chá para que elas não fiquem porosas e reabsorvam parte dos princípios. Também, após algum tempo, a planta começa a entrar em processo de decomposição e liberar princípios tóxicos.
Os chás, para tratamentos, devem ser consumidos de 2 a 4 xícaras por dia, por no mínimo uma semana e no máximo 30 dias. Algumas plantas têm indicações diferentes destas. As plantas podem ser utilizadas tanto secas como verdes. O equivalente a uma medida da planta seca é duas medidas da planta verde.
Os chás indicados neste blog podem ser substituídos por cápsulas ou tinturas, conseguidas em farmácias de manipulação.
Os chás não devem ser utilizados por mulheres grávidas até o 3o. mês de gravidez, pois esta fase é muito sensível para o bebé.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário