Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Anemia -combater e prevenir





 ANEMIA
Combater e prevenir






Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, a transportadora de oxigénio do sangue que leva a vida a todas as partes do corpo. Quando não existem glóbulos vermelhos suficientes, ou se a concentração de hemoglobina for baixa, o resultado é a anemia. São afectadas muitas funções celulares, causando abrandamento e menos eficácia das células. Os sintomas mais comuns da anemia incluem fadiga, fraqueza, tonturas, dificuldade respiratória e palidez.
missing image fileComo os glóbulos vermelhos só vivem 3 a 4 meses, e são depois substituídos, o corpo está constantemente a formar novos glóbulos. Na anemia, o organismo não consegue manter-se a par deste processo. As causas são diversas: qualquer coisa que diminua a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, aumentando a sua destruição ou ocasionando perda de sangue. Sempre que possível, a causa deve ser encontrada, uma vez que pode ir desde um factor simples, tal como a falta de nutrientes adequados, a inflamações, anemia hereditária, doença ou infecção crónica, e até cancro.
Geralmente, há vários factores que são importantes para manter a qualidade do sangue.
• Faça uma alimentação saudável e equilibrada, de forma a obter todos os nutrientes de que o seu corpo necessita para formar um bom sangue.
• Beba água suficiente. Ela ajudará a eliminar as toxinas que poderiam interferir com a formação adequada e funcional de sangue.
• Faça exercício físico regular e descanse o suficiente. A medula óssea necessita de ser mantida saudável para poder funcionar bem e produzir sangue saudável.
• Evite substâncias tóxicas, como cafeína, tabaco, álcool e drogas. Tenha, também, cuidado com os medicamentos, pois muitos interferem com a formação do sangue, e outros, como os anti-inflamatórios, causam perda de sangue. Evite a exposição a metais pesados como o chumbo e o mercúrio.
missing image fileSuplementos
Receitam-se suplementos para tratar a falta de elementos necessários para a formação dos glóbulos vermelhos, mas deve ser feito um diagnóstico correcto, para identificar o que é, realmente, necessário. Além disso, as situações de doença subjacentes devem ser tratadas directamente.
1. O ferro poderá ser o elemento mais comum em falta. Por esta razão, o ferro é, muitas vezes, tomado sem se fazer um teste para provar a sua deficiência. Isso poderá causar problemas, pois o excesso de ferro pode danificar o fígado, o pâncreas e o coração. Mesmo depois de ter sido determinado que a deficiência de ferro é que está a causar a anemia, é necessário que se procure a sua causa, para que seja tratada. É muito fácil, e até comum, ignorar estes passos.
Além da toma inadequada, a deficiência em ferro poderá ser causada por perdas de sangue, tais como uma menstruação excessiva. Alguns medicamentos, parasitas, ulcerações, pólipos ou cancro podem causar perdas diminutas de sangue pelo tracto intestinal. As pedras nos rins e na bexiga, parasitas ou outras lesões no sistema urinário também podem ser os culpados.
Uma alimentação vegetariana equilibrada, com cereais integrais, vegetais, fruta, leguminosas e oleaginosas, fornecerá as quantidades adequadas de ferro. Contudo, é comum as mulheres grávidas não ingerirem ferro suficiente, independentemente da alimentação que tenham.
Onde encontrar ferro para prevenir ou tratar a deficiência em ferro?
Muitas pessoas querem evitar os suplementos de ferro, por terem efeitos colaterais desagradáveis. O melaço é uma das fontes mais ricas em ferro. Também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de glóbulos vermelhos. Tome 2-4 colheres de sopa por dia.
missing image fileO fígado é muito aconselhado, por ser rico em ferro, bem como em outros nutrientes necessários para formar glóbulos vermelhos. No entanto, é o órgão que filtra as toxinas do sangue que vem dos intestinos, e armazena, muitas vezes, substâncias nocivas; por isso não o aconselhamos.
Os cereais integrais, as leguminosas, os vegetais de folha verde escura, as oleaginosas, os figos secos, as passas, as tâmaras e as ameixas são uma fonte extremamente boa de ferro. Embora o ferro de origem vegetal seja menos absorvido por causa dos fitatos dos cereais e leguminosas, o elevado conteúdo de vitamina C aumenta a absorção de ferro 3-4 vezes (os vegetarianos normalmente comem bastante fruta e vegetais que são ricos em vitamina C).
Evite o chá preto e o verde, o café, os refrigerantes e o chocolate, pois diminuem a absorção de ferro.
2. O ácido fólico é outro nutriente que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.
• Os vegetais de folha verde são uma boa fonte; por isso certifique-se de que come bastantes.
• Alguns medicamentos interferem com a absorção de ácido fólico; nestes casos, deve ingerir uma dose extra de ácido fólico.
• Deve ter muito cuidado, porque na presença de deficiência de vitamina B12 não tratada, os suplementos de ácido fólico podem causar graves problemas.
3. A vitamina B12 também é essencial para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis.
Muitas pessoas idosas têm baixos níveis desta vitamina, pois já não a conseguem absorver bem. São necessários suplementos, por vezes até através de injecções intramusculares, se a absorção for muito limitada. Esta situação é muito comum em pessoas que comem muita carne, e muito menos comum em vegetarianos.
Por outro lado, uma alimentação vegetariana estrita, sem ovos ou produtos lácteos, poderá não fornecer toda a vitamina B12 de que precisam. Neste caso é aconselhado tomar suplementos regularmente.
4. O cobre e o zinco são necessários para a produção de glóbulos vermelhos. Uma alimentação saudável evitará a deficiência. Embora não sejam normalmente testados nos casos de anemia, poderá ser útil a toma de suplementos destes minerais para ajudar na recuperação.
5. A vitamina E tem sido aconselhada para aumentar o período de vida dos glóbulos vermelhos. Para evitar a anemia e promover um sangue mais saudável, é bom certificar-se de que ingere a quantidade adequada.
Marianne Ferreira
Médica


Revista Saúde & Lar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário