Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Bondade - aprenda a cultivá-la


 




 BONDADE
Aprenda a cultivá-la










Houve um tempo em que cheguei a pensar que a prática da bondade era coisa para gente rica. E estava parcialmente certa; porque riqueza, nesse caso, nada tem a ver com dinheiro, mas tem tudo a ver com qualidade de vida. Quando se tem um espírito bondoso, cria-se um ambiente saudável à nossa volta. Em troca, é-se recompensado com um viver de qualidade total.
Um dos grandes resultados de praticar a bondade é que a pessoa cresce na semelhança com Deus. “Mas Tu és Deus que perdoa; Tu és bondoso e amoroso e demoras a ficar irado. A Tua misericórdia é grande” (Neemias 9:17, BLH). A bondade de Deus está evidente no modo generoso como Ele nos ama. É especialmente visível em coisas corriqueiras, como o nascer do sol pela manhã, um lugar no estacionamento quando estamos atrasados para um compromisso, ou um inesperado presente que satisfaz uma necessidade ou gratifica um desejo.
Nenhuma dessas coisas é importante por si mesma. São, porém, magníficas expressões de amor enchendo o vazio do nosso coração.
As grandes coisas na vida podem ser obstáculos no nosso caminho, mas são as pequenas que tornam a jornada agradável e suportável. Elas podem imprimir-nos um pensamento positivo diante dos problemas e das situações difíceis. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”, já dizia o sábio Salomão (Provérbios 17:22).
Talvez seja despropositado pensar que pequenos gestos produzam grande efeito na vida. Mas já ouviu a história do leão que tinha um espinho na pata e não o conseguia tirar? Pois foi um minúsculo rato que o removeu.
Veja aqui dez maneiras simples de praticar a bondade:
1. Invista um pouco do seu tempo, das suas capacidades e dos seus recursos em benefício de outras pessoas.
2. Mande um bilhete manuscrito (neste caso não use o computador), para expressar a sua gratidão por um convite ou favor recebido.
3. Quando encontrar algum pequeno objecto de que uma pessoa querida gosta, compre-o e faça-lhe uma surpresa.
4. Cultive amigos bondosos. Isso desenvolverá esse traço em si.
5. Envie flores, ofereça um lugar para alguém se sentar, diga “muito obrigado”, “por favor”, sorria, promova encontros em sua casa, enfim, ressuscite práticas que a modernidade tenta matar.
6. Quando enviar uma carta, coloque uma surpresa dentro do envelope.
7. Dê um presente a alguém fora das datas especiais.
8. Cerque-se de coisas belas e agradáveis. Isso dar-lhe-á inspiração para partilhar com outros o que tem recebido.
9. Elimine a desordem da sua vida. Ela oprime o senso de bondade.
10. Peça a Deus ajuda para ser bom. A bondade é um dom do amor de Deus para que nos valorizemos e a outras pessoas da mesma forma como Ele nos valoriza.


Extraído da revista Saúde & Lar 


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário