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Açúcar - prós e contras

 
 AÇÚCAR
Prós e contras
O açúcar oferece-nos precisamente aquilo que em geral nos sobra (calorias, 4 por grama), ao mesmo tempo que não tem o que nos costuma faltar (vitaminas e minerais).


Vantagens do açúcar

Produz sensação de bem-estar: quando o nível de glicose no sangue é baixo (hipoglicémia) devido a exercício físico intenso, jejum, alterações metabólicas ou, mais frequentemente, a um pequeno almoço insuficiente., o consumo de açúcar alivia rapidamente a ansiedade e o mau estar que se sente. Qualquer das formas é preferível evitar as hipoglicemias, recorrendo a uma boa alimentação.
Proporciona energia rápida:  a sacarose do açúcar comum digere-se muito bem, e rapidamente se transforma em glucose e frutose que passam para o sangue.
Não produz alergias: por ser um produto bastante refinado, o açúcar comum não produz nenhum tipo de reacção alérgica. O mel e os xaropes naturais podem produzi-la.

Desvantagens do açúcar

Desequilibro nutritivo: todos os tipos de açúcar são formados por hidratos de carbono praticamente puros, que fornecem 4 calorias por grama. É desprovido de qualquer outra substância com valor nutritivo.
Desequilíbrio metabólico: para que o açúcar seja metabolizado e se converta em energia, necessita de vitaminas do complexo B (especialmente a B1) e minerais (sobretudo o cálcio). Acontece que, quando se ingere produtos refinados, desprovidos de qualquer outro elemento nutritivo, o organismo vê-se obrigado a consumir as suas reservas, por isso se diz que o açúcar é um "ladrão de cálcio".
Afasta outros alimentos: como o açúcar sacia e tira a fome, reduza ingestão de alimentos saudáveis e necessários.
Cárie: como as bactérias produzem ácido a partir de açúcar, qualquer tipo de açúcar ajuda a ganhar cáries. Uma boa higiene bocal, ajuda a eliminar as bactérias nocivas.
Triglicéridos: faz aumentar o nível desta substância no sangue, aumento o risco de doenças cardiovasculares.
Obesidade: importante contribuidor para a obesidade. 4 calorias por grama.
Hiperactividade: apesar de existir uma relação entre consumo de açúcar e certas alterações da conduta, não pode ser demonstrada em nenhum estudo

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