Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico.
Caso tenha alguma dúvida, contacte-nos. Responderemos com a maior brevidade possível.

Dores de cabeça - uma nova arma no seu tratamento


 






 DORES DE CABEÇA
Uma nova arma no seu tratamento










As cefaléias, palavra medicamente usada para designar dores de cabeça é sem dúvida um sintoma que afecta milhares de pessoas. Juntamente com as dores de costas, são das patologias que mais pesam nos gastos com a saúde. Os transtornos pessoais são também dos apectos negativos que afectam quem sofre destes sintomas, tais como faltar ao trabalho, isolamento dentro de casa, idas às urgências, etc.
As dores de cabeça podem ser intensas ou surdas, que a meu ver, tanto uma como outra são difíceis de suportar cada uma à sua maneira. Ambas causam um profundo mau estar geral, quer fisica quanto psicológicamente.
O tratamento médico convencional passa pela administração de drogas analgésicas e anti inflamatórias, que apenas atenuam os sintomas mas não obtêm a cura ou pelo menos a redução da intensidade dos sintomas . Outras drogas existem para dores de cabeça mais específicas como no caso das enxaquecas.
Dores na nuca, imagens flutuante no campo de visão, visão turva, sensação de peso, sensação de tração, intolerância à luz e ao som, cabeça quente, são sensações que acompanham muitas das vezes as dores de cabeça. 
É sabido que a acupuntura tem uma forte influência sobre a diminuição ou até da erradicação da dor. E no caso das dores de cabeça é sem dúvida uma excelente arma. E porquê? A resposta é simples. Porque actua na origem da dor e não apenas nos sintomas. 
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC)  reconhece vários tipos de dor de cabeça e cada um corresponde a uma determinada origem. É neste sentido que a sua eficácia é enorme, pois não trata as dores como uma única situação e um sintoma. 
Durante uma consulta, o acunpuntor procura recolher informação que leva até a um diagnóstico. Por isso, obter informações gerais sobre estilo de vida, sobre os hábitos alimentares e mais importante sobre o tipo de dor de cabeça é o que o acupuntor precisa para chegar ao diagnóstico e definir assim um plano terapêutico eficaz.
Se pretende recorrer à acupuntura para tratar problemas com dores de cabeça, a lista abaixo vai ajudar a ajudar o acupuntor a tirar melhores conclusões. Assim, registe numa folha os seguintes items:

- Intensidade: se é uma dor surda (chamadas moedeiras) ou se é intensa

- Duração: dor crónica ou aguda

- Momento da dor: se a dor surge durante o dia, ao anoitecer ou meio da tarde, ou se aparece durante o sono

- Tipo de dor: se é uma dor com sensação de inchaço, como se fosse uma punhalada, latejante, fixa.

- Localização: no vértice da cabeça, na nuca, na fronte, nas laterais, atrás dos olhos.

- Condicionantes: melhora com repouso/piora com o repouso, melhora com o movimento/piora com o movimento, melhora por comer/piora por comer, se surge apenas no fim de semana, se é acompanhada de rigidez no pescoço, dor que piora após a actividade sexual, piora em estados de tensão nervosa, se melhora com a apliação de frio.

Esta lista permite então um estudo mais aprofundado das suas dores de cabeça e facilita e muito o diagnóstico pelo acupuntor.
O tratamento varia de acordo com os casos. Tratamentos rápidos são possiveis mas há que ter em conta que pode demorar um pouco mais. Dando exemplo de alguns casos que me apareceram, conto o caso de uma senhora de 50 anos com historial de dores de cabeça há mais de 30 anos, com episódios de dores forte na região lateral da cabeça, em intervalos curtos. Este caso foi tratado apenas com duas agulhas e em 10 minutos, tendo se eliminado a dor após os 10 minutos e durante 3 anos não sofreu de qualquer crise. Após esse tempo a dor surgiu com menor intensidade que facilmente era controlada com um analgésico e períodos mais espaçados.
O segundo caso era uma jovem de 28 anos com enxaquecas fortes, com intolerência à luz e som, que dificilmente diminuía com medicação. Deu entrada no consultório com fortes dores de cabeça que diminuiram, segundo a paciente, em 80% após 1 hora. Após 3 horas de ter efectuado o tratamento as dores haviam desaparecido. Esta jovem até há data nunca mais teve enxaquecas ou outro tipo de dor de cabeça. Passaram-se 6 anos. 
Estes casos são os mais flagrantes que me apareceram, porque outros existem em que foi necessário mais tempo, e em alguns casos é necessário esperar por momentos na vida para se verificar se surtiram efeito (é o caso das dores de cabeça nas mulheres que estão muito associadas ao período menstrual. Aí é necessário esperar pela próxima menstruação para se ter maior certeza).
Desta forma, podemos depreender que o tratamento das dores de cabeça tanto pode ser imediato ou não, dependendo, lá está, de caso para caso, existindo casos, embora raros, em que a acupuntura pouco pode fazer.
Contudo, a acupuntura tem sido um excelente tratamento para a eliminação completa ou atenuação das crises de dores de cabeça, reduzindo muito as despesas associadas a esta condição e dando mais bem estar a quem sofre.
Se sofre de dores de cabeça, não hesite em recorrer à acupuntura. Verá que terá bons resultados.


Filipe Gonçalves




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário