Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Insónias










INSÓNIAS
Dá para tratá-las?

 











A insónia é um problema que afeta muitas pessoas. E para além disso é um problema que mexe com toda a vida de quem a sofre. Alterando os hábitos do sono, altera-se o comportamento, o estado energético, o estado intelectual, alimentar, entre outros. 

Os problemas do sono, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são um dos factores responsáveis pelo surgimento do cancro, e entende-se, porque se o nosso organismo não se recupera, nem se reenergiza, o nosso sistema imunitário fica completamente comprometido.

Muitas pessoas que recorrem às minhas consultas de MTC, apesar de não se queixarem como sintoma principal de insónia, no decorrer da consulta apercebo-me que sofrem de um distúrbio do sono. Ou porque não conseguem adormecer, ou porque acordam durante a noite e não conseguem voltar a dormir, ou porque acordam muito cedo, são os tipos de insónia que afectam as pessoas. 
Segundo a MTC, cada um destes tipos de insónia, tem uma causa por detrás e é essa causa que se pretende resolver. Na grande maioria dos casos, as pessoas tomam drogas hipnóticas que induzem o sono, acompanhadas de outras drogas como ansiolíticos e anti depressoras. Estas drogas apenas se limitam a induzir artificialmente o sono, não tratando a causa da origem e por vezes comprometem o tratamento naturista.

Para a MTC, os distúrbios do sono estão muito relacionados com problemas emocionais/psicológicos, reconhecidos por 99% dos doentes que são afetados. Para que a Mente repouse durante a noite, esta tem que ser acomodada para evitar que ela "vagueie" e para isso, o Sangue é o elemento essencial para que tal aconteça (o elemento Sangue na MTC, não tem a mesma conotação na visão ocidental). Só um Sangue forte e bem nutrido é capaz de assegurar tranquilidade à Mente. Quando este sistema falha, a Mente divaga e o sono não é recuperador.

Pessoas que acordam durante a noite, têm muitas vezes sintomas de Calor, isto é, são pessoas que são calorentas e que sentem acessos de calor durante a noite. Para além do Sangue, a Mente se for atacada por Calor, divaga, acarretando insónia. Não quero com isto dizer que todas as pessoas calorentas têm insónias, apenas aquelas em que este sintoma é patológico.

Os sonhos são também causa de insónias. Muitos sonhos, pesadelos, perturbam o sono. Do mesmo modo, dependem do bom funcionamento do Sangue e do excesso de Calor.

Raiva, frustração, irritação, preocupação, são estados emocionais facilitadores da insónia.

O que fazer para ajudar a melhorar o sono?

Se for uma pessoa muita tensa, tome um banho de imersão com sal marinho integral, 30 minutos antes de dormir. 

Evite comer alimentos picante, gordurosos e bebidas excitantes. Fritos, grelhados e assados podem contribuir para o aparecimento da insónia. 

Comer exageradamente à noite não permite um sono descansado.

Mantenha a mente o mais tranquila possível, uma vez que se estiver agitada, não conseguirá chamar pelo sono.

O exercício físico acalma o sistema nervoso. Faço-o moderadamente e não em exagero.

Um suplemento de vitamina do complexo B é um excelente aliado, porque ajuda a tonificar o Sangue.

Não tome valeriana se tiver insónias, quando sentir existe calor durante a noite. Se não apresentar calor pode tomar. Opte pela planta Passiflora.

A acupuntura tem resultados muito bons no tratamento da insónia. Quando existem problemas emocionais fortes, a combinação com psicoterapia culmina em resultados fantásticos e animadores.


Em qualquer doença, se existir problemas de sono, estes devem ser tratados em primeiro lugar e só depois é que se deve direccionar o tratamento para o principal problema. As pessoas costumam questionar o porquê e a resposta é bastante simples. Um corpo que recupera e se repara durante a noite tem uma eficácia no tratamento de outras patologias muito maior. Se um corpo estiver debilitado, como conseguirá ele lutar para expulsar a doença?

Se pretende tratar a sua insónia por métodos naturais, não o faça sem orientação de alguém qualificado porque é necessário descobrir o que está por detrás do problema, o que muitas vezes certos órgãos já estão implicados no processo e é necessário uma abordagem mais cuidada. 
Acontece muito as pessoas dizerem que tomaram isto e aquilo e que nada funcionou. Quando se vai estudar o problema, constata-se que afinal aquele tratamento não era o indicado para a situação.

Como conselho final, se ainda não usou a MTC para tratar a sua insónia, experimente...


Filipe Gonçalves
  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário