Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Ácido ou Alcalino?







ÁCIDO OU ALCALINO
Porque é importante manter um pH corporal mais alcalino do que ácido?








A resposta é complexa, pois este mecanismo influência muitas actividades do nosso organismo. 

Segundo a Wikipédia, acidose é: "
A acidose metabólica é o excesso de acidez no sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de carbonatos.
Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido. Quando o pH sanguíneo cai, a respiração torna-se mais profunda e rápida à medida que o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
Finalmente, os rins também tentam compensar excretando
mais ácido na urina. No entanto, ambos os mecanismos podem ser superados quando o corpo continua a produzir ácido em demasia, o que acarreta uma acidose grave e, em última instância, o coma.
Junto com a acidose respiratória, é uma das duas causas gerais de acidemia."

Mas não é só neste sentido que a acidez provoca danos. Podemos dizer que esta situação, é uma situação já muito grave, que necessita de uma intervenção urgente, senão as probabilidades de sobreviver são reduzidas.

O nosso corpo, através de mecanismos quimicos, consegue manter o pH do nosso sangue em equilibrio, usando os minerais armazenados e os provenientes da alimentação. Desta forma, adicionando ou retirando minerais, o pH do nosso sangue lá se vai mantendo nos 7,4. Contudo, noutras partes do organismo, esse equilibrio poderá estar a ser comprometido, fazendo com que essas zonas se tornem mais ácidas que o normal. Consequência disso, o organismo começa a gastar mais minerais, e se estes não forem repostos, começa a existir falha na mineralização e o problema continua a agravar-se. 

Uma doença que demonstra a desmineralização é a osteoporose. O desaparecimento do cálcio pode muito bem ter acontecido para manter o pH, e a mineralização dos ossos não foi suficiente para repor, causando o seu desgaste.

Um organismo ácido tende a gerar mais inflamações, que se tornam crónicas, porque o problema base não é resolvido. O produto inflamatório por sua vez acidifica o meio, gerando ainda mais acidez.  Isto tudo leva a um ciclo vicioso.

Sabe-se que o cancro necessita de inflamação e meio ácido para nascer e progredir. Assim, num organismo ácido, estão todas as condições juntas para se iniciar o processo.

Como se forma a acidez?

A acidez do organismo dá-se na nossa respiração, pensamentos e através da alimentação. Naturalmente a nossa respiração é equilibrada, mantendo os niveis de dióxido de carbono num nivel seguro, assim como o oxigénio. O problema surge na alimentação e nos pensamentos. A alimentação actual é rica em substâncias que, ou por natureza já são ácidas, ou que em contacto com outras, acidificam. Um dos alimentos mais ácidos que existe ( e que nunca deveria ser chamado de alimento nem consumido), é o açucar. Tem um pH de 2,2. Para entender isto do pH, a medição é feita de 0 a 14, sendo 7 neutro. Tudo acima de 7 é alcalino, tudo abaixo de 7 é ácido. Assim, 2,2 é extremamente ácido. Quando o açucar entra no organismo, acidifica quase de imediato, obrigando o corpo a libertar minerais para equilibrar a acidez provocada pelo açucar. Este ingrediente encontra-se na grande maioria dos alimentos. Infelizmente, a alimentação é pobre em alimentos fornecedores de minerais, como legumes, frutas e cereais, fazendo com que as reservas se esgotem rápidamente. Quanto aos pensamentos, estes também influenciam o mecanismo do pH. Ainda não se sabe muito bem como funciona, mas pensa-se que ao ter maus pensamentos, o corpo liberte substâncias que acidificam o organismo, como o cortisol e adrenalina, por exemplo. 
Esta acidez provoca um desgaste tremendo no organismo. O primeiro sistema a padecer é o imunitário. Ele reage muito facilmente a variações de pH, e num pH ácido, perde acção e capacidade de defesa, permitindo que células malignas progridam e outras invadam o nosso corpo.

Como reduzir a acidez?

Ter uma alimentação correta, pratica de exercicio fisico moderado, cultivar bons pensamentos, dormir bem, respirar corretamente, são práticas que promovem a saúde e diminuem a acidez corporal. 

Dica 1: como medir o ph corporal?
Necessita de tiras de medição de ph (imagem no inicio) e de urina. 
De manhã urine para um recipiente (pequeno) bem lavado e bem seco. Mergulhe a tira do ph e compare com a tabela fornecida com as tiras.

Dica 2: como fazer subir o ph?
O limão é um dos produtos que mais rapidamente sobe o ph. Um sumo de limão diário, ajuda a manter o ph no ponto certo.

Apesar distas dicas, os conselhos atrás devem ser seguidos.



Filipe Gonçalves
director da clínica Pela Minha Saúde




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário