DIÁRIO DO CANCRO
Tratamentos naturais VS tratamentos científicos
Se se perguntasse a qualquer
pessoa do mundo se Deus é muito mais inteligente que qualquer cientista,
todos diriam: “Claro que sim. Ninguém é mais inteligente que Deus”. Mas na hora
da doença, em que o medo e sofrimento está instalado, se lhes dissesse que Deus
sabe como curar a doença muito, mas muito melhor que os cientistas, as pessoas achariam
que estaria completamente louco.
Mas então porque as pessoas que acham que Deus é muito mais
inteligente que os cientistas, pensam que a cirurgia, a quimioterapia e a
radioterapia são muito melhores contra o cancro do que a Natureza que Ele nos
deu?
A resposta é simples. Para entendermos, vamos fazer um
exercício mental, mas antes é necessário perceber uma situação. Desde 2003, que
no nosso país, saiu uma lei, a lei 45/2003, que visa regulamentar a prática das
medicinas integrativas, vulgarmente conhecida por medicinas alternativas e são
elas a acupuntura, a osteopatia, a fitoterapia, a homepatia e a naturopatia.
Após 9 anos, apesar da sua aprovação, continua sem funcionar porque carece de
regulamentação. E isto porque, certos e determinados poderes atrasam este
processo. Por interesse? É evidente que sim. Agora vamos fazer o “exercício
mental”. Imagine que você é o presidente de uma grande organização ligada à
área da saúde (ex: industria farmacêutica) e que a sua empresa tem que gerar
lucros, senão os accionistas caem-lhe em cima. O que você fazia? O que qualquer
um faria para gerar lucros. Não olhar a meios para atingir os fins. Isto é,
deixava de olhar para os doentes como pessoas e passava a olhar como números. Precisa
que os seus produtos sejam vendidos cada vez mais, mas para isso precisa que
cada vez mais haja doentes, porque são eles a sua fonte de rendimento. Mas
precisa também de um excelente marketing que consiga provar que os seus
produtos são únicos e que mais nada pode salvar. Sendo assim consegue duas
proezas: uma é a “criação” de novos doentes e a outra é a lavagem cerebral que
se faz para incutir o medo na mente das pessoas. Digam lá se a ideia de
contrair cancro não mete muito medo? E digam lá se pensam em não usar
cirurgias, quimioterapias e radioterapias? E passou pela vossa cabeça usar
tratamentos naturais?
Mas os tratamentos naturais realmente funcionam? Vou contar
uma história para explicar a funcionalidade dos tratamentos naturais. Você tem
uma árvore de frutos que produz frutos deliciosos e uma boa quantidade
anualmente. Normalmente não precisa de fazer qualquer tratamento à planta para
que ela produza, apenas a trata bem, com água limpa e terra boa. A dada altura,
surge na planta sinais de doença. As folhas ficam amarelas e a murchar, alguns
ramos quebram e os frutos tornam-se pequenos, sem sabor e com aspecto muito
feio, alguns até nem chegam a amadurecer. Tudo isto é causado por um insecto
que infecta a planta. Dirige-se a uma loja especializada em produtos hortofrutícolas
e aconselham três soluções que uma grande marca criou como sendo eficaz e única
para essa doença: uma, consiste em comprar uma tesoura para cortar as partes
doentes da planta, arriscando-se a que a doença se espalhe para outros locais; a
segunda é um produto químico forte que mata o insecto, mas faz cair as flores o
que resultará na ausência de frutos; a outra é a colocações de um aparelho que
imite radiação que afugenta os bichos, mas faz com que a planta se fragilize.
Você nem pensa duas vezes. Como quer salvar a planta que criou e cuidou com
tanto carinho, vai optar se possível pelas três soluções. Entretanto, conhece
um agricultor tradicional e conta o seu problema, e informa-o que adquiriu uns
produtos de última geração que prometem o tratamento da planta, que apesar de
terem alguns efeitos secundários, era preferível do que ver a planta morrer.
Então ele diz-lhe que existem umas plantas que colocadas junto ao tronco, fazem
com que o insecto fuja e ao mesmo tempo dá nutrientes à planta para ela se
restaurar. Isto era o utilizado antigamente neste tipo de doenças. Você sabe
que a doença da planta é muito grave, que se não for feita alguma coisa, a
planta irá morrer. Sabe também que o tratamento da famosa marca, vai custar,
tanto dinheiro como alguma saúde da planta, mas sabe que actuará em pouco
tempo, enquanto que o tratamento tradicional é muito demorado.
Se se deparasse com uma história destas, qual seria a sua
escolha? Pense…
Percebendo a história, entende-se que a linda árvore que
gera frutos, é o seu corpo, que gerou uma doença. A loja, é o médico que lhe
vai prescrever a cirurgia (tesoura), a quimioterapia (produto químico) e a
radioterapia (o aparelho de radiações). Enquanto isso, alguém (agricultor
tradicional) lhe chama a atenção para outros tratamentos nada invasivos e sem
causar estragos ( várias plantas colocados junto à raiz). Mas o marketing feito
(a excelente marca com produtos de ultima geração e única capaz de salvar) e o
medo (saber que a planta pode morrer) dão-lhe o incentivo final para optar pela
tratamento de ultima geração. Mas esqueceram-se de lhe dizer que, mesmo com
tanta tecnologia não era garantido que ficasse curada e que iria passar um mau
bocado devido aos efeitos que trazem, inclusive lhe poderia lhe causar a morte.
Efectivamente, o tratamento cientifico é extremamente
potente, e mostra resultados rápidos, só que estes resultados são provisórios.
Passado algum tempo a doença retorna ainda mais virulenta.
Os tratamentos naturais, embora mais lentos, actuam em
vários níveis do organismo, dando a possibilidade de ele se restaurar e
equilibrar recorrendo aos seus próprios recursos.
Existem centenas de tratamentos naturais. Estes tratamentos
normalmente são combinados entre si para potenciar os seus efeitos anti cancerígenos.
Não existe um que seja mais eficaz que outros, todos são válidos. Então porque
funciona um tratamento para o cancro, do ponto de vista natural?
Porque:
- Tanto destroem as células malignas quanto revertem a sua
malignidade
- Restauram o sistema imunitário
- protegem e reenergizam as células saudáveis
- actuam na dor e no sofrimentos
- actuam na perda de energia dos pacientes (caquexia)
- Melhoram o sistema digestivo que consegue digerir e
absorver melhor os nutrientes
- e por aí a fora…
escrito por: Filipe Gonçalves