
AÇÚCAR
Prós e contras
O
açúcar oferece-nos precisamente aquilo que em geral nos sobra (calorias,
4 por grama), ao mesmo tempo que não tem o que nos costuma faltar
(vitaminas e minerais).
Vantagens do açúcar
Produz sensação de bem-estar:
quando o nível de glicose no sangue é baixo (hipoglicémia) devido a
exercício físico intenso, jejum, alterações metabólicas ou, mais
frequentemente, a um pequeno almoço insuficiente., o consumo de açúcar
alivia rapidamente a ansiedade e o mau estar que se sente. Qualquer das
formas é preferível evitar as hipoglicemias, recorrendo a uma boa
alimentação.
Proporciona energia rápida: a sacarose do açúcar comum digere-se muito bem, e rapidamente se transforma em glucose e frutose que passam para o sangue.
Não produz alergias: por ser um
produto bastante refinado, o açúcar comum não produz nenhum tipo de
reacção alérgica. O mel e os xaropes naturais podem produzi-la.
Desvantagens do açúcar


