Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Chitosan




CHITOSAN

Removedor de gorduras



O que é o Chitosan
O chitosan é uma fibra 100% natural e solúvel, formada por um aminopolissacarídeo derivado da quitina, um polímero de ocorrência natural, obtido a partir de exoesqueletos de crustáceos (camarão, lagosta e caranguejo). Esta fibra é similar à celulose, que é a fibra das plantas. Entretanto, ao contrário desta, o chitosan possui uma carga elétrica positiva e, por isso, tem a habilidade de atrair as gorduras ingeridas, que são carregadas negativamente.
A capacidade do chitosan de se ligar às gorduras foi demonstrada por pesquisas realizadas em laboratório in vitro, e em animais. Um grupo de pesquisadores japoneses realizou experiências em ratos e publicou, em destaque, a informação de que " os resultados indicam que o chitosan possui potencial para interferir na digestão e na absorção das gorduras, pelo tracto intestinal, facilitando a excreção destas gorduras nas fezes.

Mecanismo de acção do Chitosan
Quando ingerida antes das refeições, a Quitosana é solubilizada, transformando-se em gel ao entrar em contacto com as condições estomacais. Nesse gel formado, o chitosan apresenta-se com uma carga positiva em cada unidade que possui um grupo amino, ou seja, apresenta uma carga global positiva distribuída por todo o polímero, em solução, tornando-a apta a atrair e ligar-se a moléculas carregadas negativamente. Quando as gorduras entram em contato com o gel, são logo capturadas pelas moléculas do polímero (Quitosana) e arrastadas para o intestino, onde, em contacto com um pH mais elevado (básico), o chitosan é solidificado permanecendo como um envoltório (na forma de complexo) sobre a gordura, excretando-a do organismo juntamente com as fezes.
A perda de peso é conseqüência do recurso que o organismo utiliza para compensar essa perda calórica diária, proporcionada pela excreção de gorduras dietéticas, ou seja, o nosso organismo faz a compensação do déficit calórico criado pela ingestão do chitosan através da queima da reserva energética corporal (gorduras).
De forma simplificada, pode dizer-se que o chitosan é uma fibra natural com extraordinário poder de ligar-se e absorver gorduras. Quimicamente falando, o chitosan é um polímero natural (amino polissacarídeo) que tem a habilidade de se ligar às gorduras (formando complexos) no estômago, antes de elas serem absorvidas através do trato gastrintestinal.

Benefícios do uso do Chitosan
- Liga-se directamente às gorduras da dieta alimentar;

- Auxilia em dietas de emagrecimento;

- Elimina o colesterol LDL nocivo;

- Absorve de 4 a 8 vezes o seu peso em gorduras;

- Fonte natural de fibra que regula o intestino;

- Mantém o balanço ácido natural do sistema digestivo;

- Elimina o excesso de apetite.

Contra-indicações do uso do Chitosan
O chitosan por ser derivado de carapaças de crustáceos não pode ser usado por pessoas com alergia a crustáceos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário