Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Cardo Corredor





CARDO CORREDOR











NOME EM LATIM: Eryngium campestre L.

Referências históricas: O cardo-corredor é uma umbelífera disfarçada de cardo. Chama-se ‘corredor’ porque, no Outono, o vento arranca os seus caules secos, cheios de folhas, e arrasta-os para colonizar novos terrenos.
O tronco e a raiz, no entanto, ficam fortemente fixos na terra, e junto deles cresce um apetitoso cogumelo (Pleurotus eryngium [Fr.-D.C.] Quél.).
As propriedades medicinais desta planta já foram assinaladas pelo grego Dioscórides no século I d.C.. Como aconteceu com outras plantas, atribuíram-se--lhe empiricamente mais propriedades medicinais do que aquelas que realmente têm. Hoje, conhecida a sua composição química, podemos determinar as suas verdadeiras indicações.

DESCRIÇÃO: Planta que atinge de 10 a 50 cm de altura. Os seus caules são delgados, e as folhas são espinhosas. Os capítulos florais são formados por muitas flores pequeninas de um tom branco esverdeado. Toda a planta tem um cheiro parecido com o da cenoura, salvo a raiz, que é um pouco amarga.

HABITAT: Frequentemente em prados secos, encostas expostas ao sol e pousios de toda a Europa. Também se pode encontrar no continente americano.

PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: A sua raiz contém saponinas, além de tanino, açúcares e um óleo essencial. As saponinas diminuem a tensão superficial dos líquidos, e formam borbulhas como o sabão (do latim saponem, sabão). Estas substâncias conferem ao cardo-corredor um importante efeito diurético. Por isso, o seu uso é apropriado:

• Em casos de edemas (retenção de líquidos), especialmente os que se produzem nas pernas e tornozelos (1, 2).

• Em caso de excesso de ácido úrico (artritismo) e de areias na urina, casos em que interessa “limpar” os rins (1, 2).

Assinale-se que o efeito diurético das saponinas do cardo-corredor é bastante intenso, mas não constante, pois vai diminuindo dia a dia, até desaparecer quase completamente ao cabo de uma semana. Daí não ser recomendável tomá--lo durante mais de dois ou três dias consecutivos. Depois de alguns dias de descanso, volta a ser eficaz.

A raiz do cardo-corredor (1) também tem propriedades aperitivas e faz parte das chamadas “cinco raízes aperitivas”, juntamente

com as de granza, alcaparra, grama-francesa e gatunha.

PARTES UTILIZADAS:

A raiz (colhe-se na Primavera ou no Outono), os brotos tenros e as folhas (colhem-se no Verão).

PREPARAÇÃO E EMPREGO:

uso interno

1 Salada: Os seus brotos e folhas tenras são muito apreciados por aqueles que gostam de verduras silvestres.

2 Infusão com um punhado de raiz triturada (30-40g) por litro de água. Deixar repousar até que esteja bem fria, e tomar duas ou três chávenas diárias. Não guardar a infusão de um dia para o outro, pois perde as suas propriedades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário