Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Hipericão - o anti depressivo da natureza







IDENTIDADE

Nome em latim: hypericum perforatum L. 

Nome em português: Hipericão-vulgar; Milfurada; Erva de São João; Mal-furada; Pelicão; Flor de S. João

Nome em espanhol: Hipérico; Hipericón; Pericón; Perforada; Corazoncillo; Cori, Hierba de las heridas; Hierba de San Juan; Sanjuanes

Nome em inglês: Saint John Wort

Nome em francês: Millepertuis; Herbe de Saint Jean

Descrição:
Planta com cerca de 30 cm a 60 cm de altura, da família das Gutíferas. O seu caule é erecto, e as suas folhas são perfuradas quando visualizadas contra uma fonte luminosa, daí um dos seus nomes. As flores são amarelas, com 5 pétalas cada uma. (ver imagem acima)


Habitat: Encontra-se por todo o mundo, sendo muito comum na Europa e na América. Nasce nos bosques, terrenos incultos e nas beiradas dos caminhos.



APLICAÇÕES

Partes utilizadas: as sumidades floridas (flores e folhas) e o seu óleo

Usos terapêuticos
Ansiedade, queimaduras, depressão, dermatite, indigestão, mialgia, distúrbio sazonal, feridas.

As folhas do hipericão possuem um óleo essencial, taninos, flavonóides e um pigmento vermelho designado hipericina. 
Desta forma, o hipericão apresenta as seguintes propiedades:

  • Vulnerário: (sara feridas e contusões), pelo seu conteúdo em taninos e à sua essência. Aplicado localmente em forma de óleo, tem uma excelente acção na cura de feridas e queimaduras;
  • Balsâmico e antiespasmódico: para asma, bronquites e catarros;
  • Digestivo, colagogo e colerético: ajuda na digestão, baixa a acidez estomacal, facilita a função da vesícula biliar;
  • Tonificante e modulador do sistema nervoso: a hipericina actua no sistema nervos, equilibrando-o. Desta forma usa-se em depressões leves e moderadas e nas neuroses. Usado também na enurese infantil.


Preparação do óleo de hipericão
Dentro de um frasco de vidro, colocar 100 g de sumidades (as pontas dos ramos), colhidas há pouco tempo, mas já secas. Acrescenta-se 250 g de bom azeite de oliveira. Deixa-se a macerar durante 20 a 30 dias, mexendo o frasco diariamente. Terminado esse tempo, filtra-se o azeite e coloca-se em pequenos recipientes que se devem guardar bem fechados, num lugar fresco e protegido do sol. Sempre que se abrir um frasco, se não se gastar todo o óleo, recomenda-se deitar fora.

Infusão
30 g a 40 g da planta seca num litro de água a ferver.
Toma-se uma chávena depois de cada refeição.

Óleo de hipericão
Coloca-se com um pouco de algodão sobre a pele lesionada ou queimada, que se cobre seguidamente com uma gaze ou ligadura.

Cápsulas, tinturas, comprimidos
Recomenda-se seguir as dosagens indicadas pelo laboratório. 
Em casos pouco severos, começar com doses mais baixas e aumentar gradualmente até atingir o limite indicado.


RECOMENDAÇÕES


Combinações
Pode combinar a planta com outras reguladoras do sistema nervoso, nomeadamente, passiflora, camomila, cidreira, espinheiro branco, assim como vitaminas do complexo B
Esta planta deve ser usada apenas em depressões leves e moderadas.

Interacções medicamentosas
Evitar tomar esta planta com medicamentos do foro psquiátrico e com a pílula anticoncepcional.

Interacção com alimentos
Não se conhece interacções, mas recomenda-se que durante a toma da planta exclua da sua alimentação produtos excitantes, como cafeína, bebidas estimulantes e álcool.


Advertências: o hipericão pode provocar fotossensibilidade (sensibilidade à luz solar), produzindo alterações na pele, como queimadura solar, pelo que se recomenda precaução no seu uso.
As mulheres que estejam a fazer anticoncepção oral devem ter cuidado, uma vez que o hipericão diminui o efeito do fármaco.

Precauções: se tomar qualquer espécie de anti-depressivos, não tome hipericão, uma vez que são incompatíveis com a planta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário