Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Gripe







GRIPE
um golpe de vento e frio













Entrámos na época da gripe e muitos são os acometidos por esta enfermidade. É realmente uma doença que atinge imensas pessoas, e que tem um impacto em vários sectores sócio-económicos do planeta. As baixas são inevitáveis, entupimento dos serviços de saúde, morte, são alguns dos resultados da virulência desta epidemia.

Recorrer ao médico, aos primeiros sinais de gripe, é mesmo necessário? Excluindo pessoas bastante debilitadas, as que por norma são saudáveis não precisam de correr para o médico, isto porque, não há um medicamento que cure a gripe. As prescrições feitas visam apenas o alívio dos sintomas e não a cura, e prevenção de doenças oportunistas. São prescritos medicamentos para a febre, descongestão nasal, tosse e pouco mais.


Antigamente, quando nenhum destes novos químicos existiam, as pessoas tratavam-se recorrendo a métodos tradicionais, que por incrível que pareça, funcionavam e com resultados rápidos. Uma antiga frase popular: " Avinha-te, abifa-te e abafa-te" explica como se resolvia uma gripe/constipação nessa altura. Nesta declaração está implícita a ideia de aquecer o organismo e não o expor ao frio e vento para tratar a doença. Para a medicina científica não existe muita lógica, mas para a medicina tradicional chinesa (mtc), está dada a explicação. 

A mtc diz que, os sintomas e sinais de uma gripe/constipação resultam da invasão do organismo, principalmente a parte exterior, isto é a pele, pelo vento e frio, o chamado sistema exterior do Pulmão. É neste local onde circula o Wei Qi, traduzido como Energia Defensiva, que poderiamos equiparar ao sistema imunitário. Estes dois agentes climáticos que ocorrem naturalmente na natureza, são também causadores de doença. Claro está que nem todos são acometidos pela enfermidade, porque o seu sistema de defesa está saudável, e impede que haja agressão destes factores patogénicos. Ora, esta invasão do organismo pelo vento-frio, resulta nos sintomas que todos conhecemos da gripe e constipação, dores generalizadas, espirro, congestão nasal, corrimento nasal claro, aversão ao frio,tosse, febre, por norma baixa, etc.
Devemos lembrar que há cerca de 3000 mil anos, o conhecimento sobre vírus e bactérias era inexistente, e os nomes eram dados segundo a observação da interacção homem-natureza. Assim, o que os chineses chamavam de vento-frio, correspondia ao vírus influenza, mas também ao aspecto climático.

Assim sendo, se temos um agente patogénico que penetra no organismo, como o frio, o que fazer para acabar com ele? A resposta parece ser simples, expulsá-lo e aquecer o corpo. Esta simplicidade de resposta é a chave para o tratamento desta enfermidade, por isso, a frase popular faz todo o sentido, onde o remédio consistia em expulsar o frio e manter o corpo quente. Assim, em vez de recorrer ao médico aos primeiros sinais de gripe/constipação, experimente os seguintes remédios caseiros:

Escalda pés: a sabedoria popular sugere que este método seja feito em jejum e com água a ferver. Consiste em escaldar os pés, com a ajuda de outra pessoa, e também escaldar a perna (do joelho para os pés). Após isto, embrulhar muito bem, e de imediato, os pés, sem limpar a água, e colocar-se debaixo da roupa da cama. Se suar, troque a roupa que tem vestida por roupa seca, as vezes necessárias. É no acto de suar, que expulsa o factor patogénico.

Beber bebidas quentes: É comum tomar gemadas, isto é, gemas de ovos, açúcar e leite. Aqui o importante é ingerir bebidas quentes, constantemente. Elas promovem calor no interior do corpo e expulsam o frio. O chá de gengibre com canela, o chá de alho, são boas fórmulas para combater o frio e expulsá-lo. Sopas quentes são também boas aliadas, pois não só promovem calor, como têm vitaminas, minerais e outras substâncias que melhoram o sistema imunitário. 

Xaropes de cenoura, alho, alho francês, gengibre, limão e canela: este xarope é indicado para as tosses mais persistentes, mas também para reforçar o sistema imunitário. Faz-se colocando todos os ingredientes num liquidificador, mistura-se tudo e acrescenta-se água. Após isso coa-se e toma-se às colheres.

Penicilina Russa: este método é um potente antibiótico e sendo feito com alho, tem a função de aquecer e expulsar o frio. A receita é bastante simples, num liquidificador colocam-se três ou mais dentes de alho descascados, um limão descascado sem sementes, um copo de água a ferver. Bate-se tudo durante dois minutos. Após isso coloca-se uma colher de chá de sal, e acrescentam-se mais dois copos de água fria, e mel a gosto. Bate-se novamente por mais dois minutos, e no final coa-se e deve-se beber nas quatro a seis horas seguinte. Repetir as vezes necessárias. Pode aromatizar com canela. 
(veja o link deste vídeo para entender melhor como se prepara: https://www.youtube.com/watch?v=4lraNH6U9Fs)

Plantas medicinais: Durante a fase de gripe pode tomar própolis, pois tem um efeito antibiótico e activador do sistema imunitário. Após recuperar pode tomar equinácea como preventivo. Esta planta também pode ser tomada nos meses de frio para prevenir o surgimento da doença, funcionando como "vacina".
A flor de sabugueiro fortalece o sistema respiratório e é anticatarral.
Tília e Milfolhada ajudam a eliminar toxinas.
Outras plantas podem ser usadas como eucalipto (inalações), malva, borragem, bardana e salgueiro branco (esta planta tem o principio activo da aspirina, ajudando a aliviar os sintomas).
A mtc tem também ao dispor fórmulas fitoterapêuticas, que ajudam a prevenir e tratar as gripes. Consulte um acupunctor para que este lhe oriente nesse sentido.

Suplementos alimentares: A famosa vitamina C ajuda a encurtar os efeitos da gripe/constipação. O zinco parece ajudar a destruir o vírus.

Manter-se quente: permanecer, quem puder, na cama, bem agasalhados, tomar banhos quentes e agasalhar-se de seguida. 

Dieta: Use sumos frescos ricos em vitamina C, como laranja, toranja, etc. Durante o período febril faça uma dieta ligeira à base de caldos de verduras e papas de cereais.

Em casos graves, não forçar a sudação, para não deprimir o sistema circulatório.

A cura da gripe bem sucedida evita que futuramente hajam complicações piores como pneumonias. Por vezes são estas enfermidades mal curadas que originam outras oportunistas que roubam a vida das pessoas, por isso não tome a gripe de uma forma superficial. Ela deve ser levada a sério e tratada adequadamente. 

Existem certamente outros métodos populares. Alguns com lógica, outros sem lógica, como colocar uma pele de gato preto em volta da garganta. Claramente isto não faz sentido nenhum, por vários motivos, mas aqueles métodos usados pelos avós, em que se pode observar os seus resultados, são sem dúvida de valor para curar ou acelerar o processos de cura da gripe.

Lembrar sempre que o mais importante é expulsar o factor patogénico, neste caso o frio e manter-se quente para que não haja novamente ataque.




Filipe Gonçalves
directo da clínica Pela Minha Saúde






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário