Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Hemorróidas - como aliviar e tratar naturalmente




Dada a sua localização, as hemorróidas são uma patologia que por vezes não são comunicadas ao médico por as pessoas se sentirem embaraçadas.Na farmácia existem medicamentos de venda livre com função anestesiante, mas o seu uso frequente não é aconselhado, até porque pode mascarar outras patologias mais graves. As soluções caseiras existem e podem ser encorajadas a serem usadas, pela sua baixa, ou inestistente taxa de efeitos secundários.


Consulte o médico se verifica que a hemorragia é
significativa, se sofre de incontinência rectal persisitente ou se a dor se intensificar subitamente. Vá de imediato ao médico se notar a presença de sangue escuro, ou se as fezes parecem negras. Algumas doenças intestinais podem apresentar sintomas semelhantes às hemorróidas, o que necessitará de exames mais apurados.

O que são as hemorróidas?


São veias dilatadas que se situam dentro ou à volta do ânus, que causam dor, prurido (comichão), e por vezes sangramento.

As hemorróidas internas são mais comuns e são aquelas que surgem dentro do ânus, podem causar sangramento e quase nunca provocam dor.

Já as externas são dolorosas e podem sangrar. 

As hemorróidas podem prolapsar, isto é, "caem", formando uma protuberância mole que se destaca para o exterior.

Posições sentadas por muito tempo, gravidez, excesso de peso e idade são factores que contribuem para o surgimento das hemorróidas. A obsptipação (dificuldade em defecar), obriga a esforços que pode agravar e provocar hemorróidas.

O que fazer?


Calor e frio - o calor e o frio podem ser usados juntos ou em separado. 

Calor

Encha a banheira com água quente e sente-se dentro, de joelhos erguidos para permitir a máxima exposição da região anal à água quente. Isto levará a um alivio imediato da dor. Mesmo não havendo alivio imediato da dor, a água quente estimula o fluxo sanguineo para essa área, o que ajuda a tratar as veias inchadas.
Adicione à água um pouco de Sais de Epson (sulfato de magnésio) antes de entrar na banheira. Estes sais exercem um efeito de constrição nas veias inflamadas.
Caso não pretenda usar a banheira, pode usar o bidé, enchendo bem, de forma a conseguir um perfeito banho de assento.

Pode aplicar saquetas de chá verde. Coloca a saqueta em água quente por uns segundos e de seguida aplica na zona. O calor proporciona alívio e o ácido tânico (principal componente do chá) alivia a dor, reduz o inchaço e promove a coagulação sanguinea, que ajuda a estancar a hemorragia, caso haja.

Frio

Envolva num pano fino um plástico com gelo e sente-se sobre ele. Pode usar também um saco de ervilhas congeladas (também embrulhadas num pano), que pela sua capacidade de moldar ao corpo, pode ser mais confortável. A aplicação de frio ajuda a contrair as veias dilatadas, reduzindo a inflamação e aliviando a dor. Aplique o tratamento pelo máximo de 20 minutos. Embora não haja um limite para as vezes que aplica este tratamento, faça intervalos de 10 minutos entre cada aplicação, para evitar queimaduras pelo frio.

A alternância entre frio e quente também pode ser utilizado para acalmar as dores. Para isso, basta aplicar os métodos descritos anteriormenre alternadamente. Sente-se no bidé com água quente entre as aplicações de gelo.

Tratamento fitoterapêutico


Compre numa ervanária hamamélia, pode ser em planta para infusão, em creme, em tintura (mas não alcoólica) e aplique nas hemorróidas com um algodão. Se optar pela planta para infusão, pode aplicar no bidé e usar nos banhos de assento. Esta planta é rica em substâncias constritoras dos vasos sanguineos. Pode usar também um creme que contenha calêndula ou consolda. Estas plantas acalmam a região e aceleram a sua cura.

Use óleos vegetais, ricos em vitamina E, como o de gérmen de trigo, ou mesmo a vitamina E líquida, e aplique com com um algodão, várias vezes ao dia.

Aplique um cataplasma de batata ralada sobre o ânus. Este tratamento tem um efeito adstringente e calmante.

Outras plantas muito úteis no tratamento das hemorróidas são: 

Castanha da India (Acalma a dor e reduz o tamanho das hemorróidas)
  • para banhos de assento e toma interna

Carvalho (Reduz a inflamação anal, detém pequenas hemorragias e favorece a cicatrização)
  • para banho de assento na fase aguda da doença

Videira vermelha (Desinflama as hemorróidas e evita o aumento do seu tamanho)
  • para banhos de assento e infusões para uso interno

Zaragatoa - (suavizante, anti inflamatória, amolece as fezes)
  • maceração das sementes aplicada em clistér ou tomada por via oral

Nogueira (Adstringente, anti séptica, cicatrizante)
  • para banhos de assento com a decocção das folhas


Deitado é melhor


Se puder, deite-se duas vezes por dia num sofá confortável, elevando as pernas. Esta posição permitirá reduzir a pressão na região anal, e ao mesmo tempo estimula a circulação na zona afetada. Mantenha esta posição por cerca de 30 minutos.

Caso seja obrigado a ter que se manter de pé ou sentado por muito tempo, faça pausas regulares de 2-3 minutos, fazendo alongamentos e modificando assim a postura.

Fibra, fibra e mais fibra


As fibras são muito conhecidas por regularem o trânsito intestinal e por manterem uma boa saúde intestinal. De facto é verdade, e vários estudos comprovam a sua eficácia, mesmo na prevenção do cancro do colon e reto. As fibras têm também a propriedade de fornecerem alimento e proteção à flora intestinal, e também de promoverem uma limpeza de impurezas que estão "coladas" às paredes do intestino. 

As melhores fontes de fibras são os legumes, leguminosas, as frutas e os cereiais integrais. Lembre-se sempre de beber bastante água para evitar a obstipação que as fibras por vezes provocam, mas bebendo regularmente, essa situação desaparece.

Alimentação


Faça uma alimentação o mais vegetariana possível. Com este tipo de alimentação consegue ingerir bastantes fibras e diminuir o consumo de substâncias prejudicais que as dietas cárneas contêm. Recomenda-se que não faça uso de grelhados nem assados, assim como alimentos frios, como os gelados. 

Aumente o consumo de: uva, morango, arando, maçã, sementes de linhaça (3 vezes por semana) e mel.

Evite o consumo de: bolos refinados, pão branco, chocolate, marisco, carne, peixe, especiarias, açúcar branco.

Exercite o seu corpo


O corpo humano foi feito para se mexer. A anatomia assim o diz. Somos providos de articulações e músculos para que o corpo se movimente de forma livre. O exercício movimenta também a circulação sanguinea, promovendo nutrientes e retirando produtos tóxicos do organismo. Um corpo parado é um corpo doente.

Se passa muito tempo sentado, levante-se e caminhe por uns 5 minutos, alongando os músculos. Ao levantar-se elimina a pressão que exerce sobre o ânus.

Se frequenta um ginásio, evite exercícios de levantamento de cargas assim como exercícios que obriguem a estar muito tempo na posição sentado, pois estes aumentam a pressão sobre os músculos anais.

Outros conselhos


Assim que sinta vontade de defecar faça-o o mais rapidamente possível. O facto de esperar, aumenta a pressão muscular e vascular da zona do ânus, facilitando o aparecimento das hemorróides. Claro está que, quando defecar após esperar, fará com  que tenha de fazer mais força para evacuar e isso inevitavelmente prejudica a situação.

Após defecar limpe-se bem, com papel higiénico não perfumado e branco. Este papel tem um número reduzido de químicos que evitam causar irritação das veias.

Sempre que possível, após defecar lave-se com água e sabão neutro. Em último recurso, recorra a toalhitas embebidas em creme hidratante se perfume.


                                                                                                               Filipe Gonçalves


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário