A importância do repouso do estômago durante o sono
Para que o corpo possa usufruir de um descanso completo, é imperativo que o estômago tenha concluído o processo de digestão antes de nos deitarmos para dormir. O processo digestivo não deve ocorrer durante as horas de sono, pois quando o estômago é sobrecarregado e realiza suas funções de forma contínua, ele se exaure, resultando em uma sensação de fraqueza generalizada.
Frequentemente, essa sensação de esgotamento é equivocadamente interpretada como fome, levando indivíduos a ingerirem mais alimentos sem proporcionar ao estômago o tempo necessário para repouso. Esse comportamento pode temporariamente aliviar a sensação de fraqueza; no entanto, a satisfação repetida do apetite leva a um aumento progressivo do desejo por comida. Esta fadiga estomacal é frequentemente induzida pelo consumo excessivo de carne, especialmente quando ingerida em grandes quantidades e de forma frequente.
O estômago se fatiga devido à atividade constante requerida para a digestão de alimentos que nem sempre são os mais saudáveis. Na ausência de períodos de descanso adequados, os órgãos digestivos se enfraquecem, resultando em uma sensação contínua de fraqueza e um desejo frequente de alimentação. A solução para esse problema reside na redução da frequência e da quantidade das refeições, favorecendo uma dieta composta por alimentos simples e naturais, e restringindo a ingestão alimentar a duas ou, no máximo, três vezes ao dia.
O estômago necessita de períodos regulares de trabalho e descanso; assim, a ingestão irregular de alimentos e entre as refeições constitui uma das violações mais prejudiciais às leis da saúde. Com a adoção de hábitos alimentares regulares e uma dieta adequada, o estômago gradualmente recuperará sua força e funcionalidade.
Na verdade eu sempre critiquei as pessoas que têm a mania de comer "qualquer coisa" antes de se deitarem... e sempre fui criticado por elas por fazer o contrario :) Mas estava certo.
ResponderEliminar