Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Herpes labial - tratamentos rápidos





A herpes labial, para além da parte estética, é dolorosa. 



Provocadas pelo vírus Herpes simplex do tipo I, gera vesículas cheias de líquido, em geral nos lábios, mas com incidência também  na boca e na garganta. Uma vez contraído o vírus, é provável que volte em períodos regulares.

Sensação de formigueiro ou dor à volta da boca é prenúncio de um novo surto. A vesícula incha, rebenta, liberta líquido e ganha uma crosta e depois desaparece num espaço de 7 a 10 dias.

Como factores que podem desencadear surtos estão o excesso de sol, stress, menstruação e fadiga.


Como actuar?
  


Primeiros socorros

Aplique gelo directamente sobre a lesão para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar temporariamente a dor. Esta prática usada aos primeiros sinais de formigueiro pode ajudar a diminuir o tamanho da lesão.

O uso da aspirina pode aliviar a dor e segundo um estudo, 150 mg por dia, repartidos em duas doses de 75 mg, pode reduzir em 50% a duração de um ataque de herpes. Consulte o médico se pretende usar este método.

Combater o vírus

Alguns estudos sugerem que o aminoácido lisina pode ajudar a curar lesões, por inibição do vírus. Ao sentir que o surto vai começar, tome 3000 mg por dia até o herpes desaparecer.

A erva cidreira pode ajudar a tratar as lesões. Os seus óleos essenciais têm se mostrado eficazes.

Recorrendo a um cotonete aplique tintura de mirra na lesão até 10 vezes por dia.

Misture porções iguais de óleo da árvore do chá e azeite e aplique na lesão, duas a três vezes por dia (opção mais rápida e eficaz)

Em alguns casos, a bactéria lactobacillus acidophilus, presente em iogurtes, pode prevenir a recorrência dos surtos.


Reforçar as defesas

Durante o surto, tome 1 cápsula de 300 mg de equinácea, quatro vezes por dia. Esta planta ajuda a reforçar o sistema imune.

A quercitina é um flavonóide que ajuda também a reforçar o sistema imunitário. Tome diariamente, em doses repartidas, 1000 mg de quercitina.


Tratar da crosta

Quando se formar a crosta, cubra-a com óleo de côco para impedir que ela se quebre, abra fendas e sangre. Aplique com a ajuda de um cotonete para evitar contaminar a embalagem do óleo de côco.


Prevenção

Se sofre de vários surtos por ano (mais de três) poderá ajudar a toma de lisina como preventivo. A dose recomendada é de 500 mg por dia, mas aconselhe-se com um médico primeiro.

Reduza ou evite alimentos ricos em arginina, como chocolate, bebidas à base de cola, cerveja, leguminosas, frutos secos oleaginosos (amendoins, caju, amêndoas, nozes), gelatina e cereais integrais.

Tome 15 mg de zinco por dia. O zinco reforça também o sistema imunitário.

Tente evitar tudo o que pareça desencadear surtos, como exposições prolongadas ao sol, principalmente se está a passar por períodos de stress.

Evite que outras pessoas tenham contacto com a sua herpes. Beijar deve ser evitado. Toalhas, copos, talheres, escovas de dentes devem ser separados dos demais. Quando as vesículas estão visíveis, não toque com os dedos e mãos nos olhos, pois o vírus pode provocar graves infecções, capazes de afectar a sua visão.



por: Filipe Gonçalves
                                                                                                                            
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário