Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Acne - como tratar


Se entrou nesta página em busca de um tratamento para a acne, é muito provável que já saiba melhor que ninguém que maleita é esta, daí que não me irei debruçar sobre a explicação patológica e sintomatológica desta doença, mas incidir sim sobre alguns tratamentos caseiros que pode fazer para melhorar esta condição e até mesmo evitar o seu surgimento. Mas deve consultar o médico sempre que estes tratamentos, ou os fármacos de venda livre não surtirem efeito; se a pele ficar muito inflamada com pústulas dolorosas e cheias de líquido, de tom avermelhado ou arroxeado; se a pele estiver permanentemente avermelhada, mesmo na ausência de acne (este sintoma pode apresentar a presença de rosácea).

Experimente os vários conselhos que aqui seguem e verifique aquele que mais se adequa ao seu tipo de acne e pele. Os suplementos, sumos e dicas que se encontram no final, devem ser seguidas independentemente da escolha que faça dos tratamentos locais.

  • Assim, ao primeiro sinal de borbulha, pegue num cubo de gelo, envolva-o em película aderente e aplique sobre a área da borbulha, se puder de hora em hora, senão duas a três vezes por dia no mínimo, nunca por mais de 5 minutos em cada aplicação. Isto vai permitir reduzir a inflamação.
  • Aplique 1 gota de óleo de árvore do chá (Tea Tree) nas zonas afetadas, três vezes por dia, para ajudar a parar a infeção (atenção, pode provocar ardor).
  • Para as mulheres em que a acne surge antes da menstruação ingira 1 a 2 chávenas de anho-casto para ajudar na regulação hormonal. O efeito desta planta só vê passado uns meses. Não beba mais do que o recomendado, pois para além de não ser mais rápido o tratamento, pode levar a complicações, sendo uma delas o agravamento do estado da pele.
  • Pode aplicar também vinagre ou sumo de limão nas borbulhas, usando um algodão. A ação dos ácidos podem abrir os poros da pele e permitir que a sare mais rápido.
  • Faça uma mistura de 1 colher de mel e 1 colher de noz moscada em pó e cubra a zona das borbulhas. Deixe atuar por 20 minutos e lave. O mel tem propriedades antibióticas e revelou-se eficaz.
  • Use gel de Aloé Vera. Um estudo mostrou que usar Aloé Vera por 5 dias, curava acne em 90% dos casos. 
  • Coloque no lume água e várias folhas de acelga, e deixe ferver lentamente por 10 minutos. Retire as folhas e deixe esfriar. Após isso acrescente argila verde e faça uma máscara para o rosto.
  • Outra planta medicinal de efeito sobre a acne é a calêndula. Esmague folhas e flores tenras e aplique sobre a zona onde se encontra a acne.
  • Faça infusão de urtiga, colocando cerca de 20g de folhas secas para 750ml de água. Deixe ferver até que o volume reduza para 500ml. Espere que arrefeça e lave a cara com esta decocção, três vezes por dia.

SUPLEMENTAÇÃO

Como suplementos para ajudar no combate à acne, pode tomar o seguinte em simultâneo:

vitamina B6 - 50mg todas as manhãs (não tomar mais de 200mg/dia)

Vitamina C - 500mg 2x/dia (reduza a toma se apresentar diarréia)

Vitamina E - 400mg/dia (se estiver a tomar anticoagulantes não deve tomar)

Selénio - 200mcg/dia (doses superiores a 1000 mcg/dia são tóxicas)

Zinco - 30mg/dia (a ingestão de suplementos com mais de 30 mg ou mais de zinco deve ser              acompanhada de 2 mg de cobre)

Caso não queira adquirir os suplementos em separado pode optar por um multivitamínco.


SUMOS MEDICINAIS

O sumo seguinte é um excelente meio para embelezar a pele, pois ajuda a eliminar a acne e a tornar a pele mais suave. As propiedades deste sumo são as seguintes: emoliente, depurativo, desintoxicante e antiinflamatório. Para além disso pode tomá-lo em vez dos suplementos atrás referidos, pois ele já é rico em muitos desses elementos. Com apenas 92 calorias, um poder antioxidante de 2764 ORAC em cada 125 ml, é realmente um excelente método para a saúde da pele em geral. Pode ser usado por diabéticos.

Ingredientes:

4 espargos médios

5 cenouras médias

1 pepino médio

1 maçã média


Limpar, descascar e passá-los pelo extrator de sumos ou triturador. Pode adoçar a gosto com mel, melaço, açucar mascavado (recomenda-se que não adoce), e pode conservar no frigorífico. 

Beba um a dois copos por dia.


DICAS IMPORTANTES

Em primeiro lugar não esprema as borbulhas, mas se o fizer faça da seguinte forma: 

Limpe a área e esterilize a ponta de uma agulha segurando-a sobre a chama durante 3 segundos, ou limpando com éter.  Depois pique a cabeça branca da borbulha e drena-a com um algodão e limpe no final com água oxigenada a 20 volumes. 

Tome atenção ao tipo de alimentação que faz. Sabe-se que alimentos processados, devido ao seu conteúdo em açucar e outros aditivos, são alérgicos, irritantes e diminuem a ação do sistema imunitário. Opte por uma alimentação rica em vegetais, legumes e frutas, e beba bastante água. 

Faça exercício físico com regularidade para melhorar a sua saúde hormonal, melhorar a respiração da pele e melhorar o seu sistema imunitário.

Faça pelo menos 8h de sono por noite e deite-se sempre antes das 22h30. Está provado que deitar cedo melhora a capacidade de autorregeneração e reparação celular.

Opte por limpar a sua pele com produtos pouco agressivos, como sabão de seda e de enxofre (este seca ligeiramente a pele) Evite usar luvas de limpeza da pele e prefira os discos de algodão.

Clique aqui para ver como os remédios naturais podem contribuir para o restabelecimento da sua saúde.

Faça um bom uso destes conselhos e com certeza irá melhorar....


Filipe Gonçalves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário