A Eficácia dos Quelantes na Remoção de Metais Pesados do Organismo e Seus Benefícios
Metal pesado, são um conjunto de elementos, pouco definidos, que se caracterizam por possuírem propriedades metálicas, alta densidade e uma certa toxicidade para o ser humano.
É de conhecimento geral que, metais pesados, no organismo, causam danos graves nas células, levando a um envenenamento, provocando vários sintomas, dependendo da dose a que se foi sujeito. Talvez o mercúrio seja o mais representativo, por estar presente nos termómetros e aparelhos de medir a tensão arterial. Este metal encontrava-se também em massas para tratamento de cáries dentárias, o chamado chumbo.
Em casos mais leves (chamemos assim), a exposição aos metais pesados causam cansaço, falta de energia, debilidade, queda de cabelo, estrias ou linhas nas unhas, descoloração da pele e/ou das mucosas, mudança de comportamento, alteração nos padrões de sono, anemia, diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, infecções recorrentes, insuficiência renal, osteoporose, etc. Em casos de exposição a doses maciças, os sintomas são mais severos, afectando vários órgãos, sendo que, o resultado final não é animador. Tudo isto acontece devido à oxidação celular por acumulação de radicais livres procedentes de reacções de proteínas ou de material genético.
A exposição pode ser através do aparelho digestivo, quando se ingere produtos provenientes principalmente do mar, como mariscos, (a função dos mariscos é a limpeza dos oceanos, por isso a sua ingestão confere doses grandes de metais pesados),ingestão acidental de produtos resultantes do rebentamento de pilhas e baterias ; da pele, quando se aplicam cosméticos providos de nano moléculas de metais pesados, como alumínio, por exemplo; da respiração, quando inalámos produtos provenientes da combustão de fósseis, altamente ricos em metais pesados.
Os metais potencialmente perigosos são classificados em metais tóxicos (arsénio, berílio, cádmio, crómio, chumbo, mercúrio, níquel); metais essenciais com potencial toxicidade (cobalto, cobre, ferro, magnésio, manganês, molibdénio, selénio, zinco); metais com toxicidade relacionada com o tratamento médico (alumínio, bismuto, gálio, ouro, lítio, platina); metais tóxicos menores (antimónio, bário, índio, telúrio, tálio, titânio, urânio, vanádio)
Felizmente na natureza, a quelação, isto é, a remoção dos metais pesados do organismo, existe. Para além da prevenção, ou seja, da inibição da ingestão de produtos potencialmente carregados com metais pesados, evitar a inalação de fumos, principalmente de tabaco, remoção de amálgamas dos dentes, e substituição de cosméticos industriais por cosméticos naturais, pode-se suplementar a nossa alimentação com alguns produtos capazes de eliminar a acumulação de metais pesados. Entre eles estão:
- Coentros (quelante e anti oxidante)
- Clorofila (quelante)
- Clorela (quelante)
- Vitamina C (anti oxidante)
- Ácido lipóico (anti oxidante)
- Selénio (apesar de estar na lista dos metais pesados, ele só é perigoso quando ingerido em doses mais elevadas, como 400microgramas)
Outras substâncias existem capazes de remover metais pesados. O mais importante é que faça uso de algumas dessas substâncias quelantes para "limpar" o seu organismo, e assim evitar várias doenças, entre elas o cancro.
A remoção dos metais melhora a saúde do sistema imunitário, sistema nervoso, sistema gastrointestinal, sistema renal, sangue, sistema hormonal e capacidade psico-cognitiva.
Comentários
Enviar um comentário