Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Gases - uma verdadeira explosão


                                                         
                  

Falar sobre gases intestinais é muitas vezes motivo de riso, muito mais ainda quando se soltam esses gases... Mas para quem sofre desta afecção, de rir não tem absolutamente nada. O incómodo é muito e quando acompanhado de dor abdominal torna-se insuportável. Por muita necessidade que a pessoa tenha de libertar esses gases, por vezes não o faz pela vergonha, quer do ruído que possa fazer, quer do odor que possa provocar. Se sofre desta afecção, veja alguns conselhos para o ajudar a enfrentar esta situação.


Em vez de ter que fugir da presença de outras pessoas, elimine os gases do seu intestino eliminando alguns alimentos conhecidos por criarem gás (feijão e couves bruxelas, por exemplo), mastigando muito bem os alimentos, mastigando alcaravia e outras sementes que reduzem o gás depois das refeições, e tomando algumas medidas para ajudar o organismo a digerir melhor os alimentos.


Retire o gás da alimentação


Feijão, couve, couve flor, couve de bruxelas, brócolos, cebolas, ameixas e uvas tem fama de provocarem gás, mas não em todas as pessoas. Experimente evitá-los para perceber se são causadores de flatulência. Pode também moderar o seu consumo e perceber a sua influência, pois não convém de todo nunca mais ingerir estes alimentos.

Os ovos, por serem um produto que contém enxofre na gema, contribuem para o odor desagradável dos gases.

Ponha em molho de um dia para o outro, todo o feijão ou leguminosas que pretende cozinhar. No dia seguinte descarte a água velha e cozinhe-os numa panela, de preferência numa panela de pressão.

Guloseimas e pastilhas elásticas que não contêm açúcar, mas sim adoçantes como sorbitol, xilitol, e manitol devem ser evitados, uma vez que o organismo não tem a capacidade de digeri-los e as bactérias vão produzir gás.

Diminuir o consumo de frutose. Este açúcar está presente no mel e na fruta, embora aqui se dê mais ênfase aos sumos de fruta e não tanto à fruta. 

A fibra é muito útil ao intestino por diversos motivos, mas se pretende aumentar o seu consumo, faço-o de uma forma gradual para evitar a produção de gases.


Lacticínios


Pode sofrer de intolerância à lactose e não saber. Para isso, e sem qualquer prejuízo para a saúde, pode cortar definitivamente com os lacticínios, principalmente o leite e queijo. A intolerância à lactose origina sintomas muito violentos por vezes, como diarreias e cólicas intestinais. Isto deve-se à incapacidade de o organismo digerir o açúcar do leita, a lactose, por falta da enzima responsável, a lactase. Se não pretende abandonar o consumo de leite pode sempre adquirir na farmácia a lactase, onde adicionará ao leite antes de o beber. 

Quanto aos queijos e iogurtes, embora tenham menos lactose, podem ainda provocar mau estar. Coma-os de preferência a acompanhar as refeições para desacelerar a digestão. Opte por produtos que refiram ser de baixo teor em lactose, ou prefira bebidas vegetais que não contêm lactose.


Plantas medicinais


Gengibre - esta planta estimula a digestão e evita que os alimentos fiquem parados nos intestinos a fermentar. Pode usar a planta fresca, em infusão ou comendo um pedacinho. Para a infusão rale 1 colher de chá da raíz fresca e coloque uma chávena de água a ferver sobre ela, deixando 5 minutos em infusão. Coe, deixe arrefecer um pouco e beba lentamente. Pode recorrer também a preparados fitoterapêuticos, como cápsulas ou tinturas. Siga as recomendações do fabricante.

Hortelã Pimenta - promove a boa digestão e eliminação de gases. Faça também infusão da planta. Esta planta tem efeito miorelaxante, isto é, relaxa os músculos, por isso recomenda-se precaução no seu uso, principalmente se sofre de refluxo gastroesofágico ou azia.

Funcho (sementes) - usada à muitos anos para reduzir os gases, inclusive recomenda-se às mães que amamentam para que através do leite passe o efeito terapêutico para os seus filhos. Mastigar meia colher de chá se sementes depois das refeições. As sementes de alcaravia, anis ou aipo produzem o mesmo efeito.

Camomila - tratamento para problemas de estômago, ajuda a aliviar a eructação (vulgarmente conhecido por arroto). Usar a sua infusão.

Cardomomo - Reduz a produção de gases no intestino. Coloque uma colher de chá de cardomomo em 250 ml de água e deixe ferver em lume brando por 10 minutos. Beba o chá quente.

Enzimas digestivas - pode incluir na sua suplementação enzimas digestivas que irão promover uma melhor dissociação dos compostos orgânicos que por vezes originam gases.

Carvão activado - ajuda a absorver os gases no intestino. Tome 500 mg depois das refeições e de 2h em 2h se necessário. Não ultrapasse os 4000 mg diários. Evite tomar depois da toma de comprimidos receitados.


Probióticos


Ingira dois copos de bioiogurte que contenham as bactérias acidophillus ou bifidus. Como alternativa pode tomar duas cápsulas de probióticos três vezes ao dia com o estômago vazio. Uma microbiota saudável melhorará não só o seu intestino mas também todo o seu organismo, principalmente o cérebro.


Postura e exercício


Deitar-se alguns minutos, de costas e com os joelhos puxados contra o peito, ajuda a facilitar a saída dos gases (por vezes esta posição pode não ser muito cómoda pois ao encolher-se, aumenta a pressão do gás e levará a um aumento das dores). Outra opção é colocar-se de cócoras.

Caminhar é uma excelente maneira de libertar os gases. 


Outras situações


Nem sempre a culpa é do que comemos. 

Uma dentadura mal ajustada pode levar a que engula muito gás e este se acumula no estômago. Além disso, mastigar mal os alimentos fazem com que estes desçam mal digeridos e levará a fermentações, e como consequência, formação de gases.

O corrimento nasal, decorrente de constipação ou alergia, faz com que engula muito ar. Usar um descongestionante poderá auxiliar na diminuição de gases. Contudo o uso destes medicamentos não podem ser prolongados. Informe-se com o farmacêutico ou o médico.

Suplementos de bicarbonato de cálcio libertam dióxido de carbono no estômago. Ora isto levará a um acumulo de gás. Se toma cálcio, uma forma menos prejudicial é o citrato de cálcio, por exemplo.

Vestuário apertado na região abdominal, mais concretamente na região gástrica pode gerar eructações. Alivie a pressão desses vestuários.


Prevenção


Não beba por palhinhas. Isto fará aumentar a ingestão de ar.

Não mastigue pastilhas elásticas. 

Não ingira bebidas com gás. Observe o que se passa quando abre um lata de refrigerante. O mesmo acontece no seu estômago.

Vinho espumante e cerveja por terem gás, provocarão acúmulos no estômago.

Coma bem devagar. Para além de engolir bastante ar se mastigar pouco, os alimentos não são digeridos convenientemente, sendo fermentados e produzirão gás, para além de outras substâncias como álcool.

Mastigue de boca fechada para evitar a entrada de ar

Deixe as bebidas arrefecerem antes de as tomar, para que assim não tenha que as beber ao goles, e com isto não engole tanto ar.

Fumar no fim das refeições leva à ingestão de ar.

Carnes gordas, chocolate, fritos e cafeína relaxam o esfíncter do estômago e fará com que aumente a probabilidade de arrotar.


Quando procurar o médico?


Se não consegue controlar a eructação, ou se se tornar incómoda, se apresenta dor no peito, ou se a eructação é acompanhada por outros sintomas desagradáveis e perigosos, como sensação de enfarte, azia, perda de peso inexplicável, ou alterações intestinais, deve procurar o médico. A síndrome do cólon irritável ou a intolerância à lactose podem ser afecções que causem flatulência. Estas condições precisam de serem vistas pelo médico.


por: Filipe Gonçalves


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário