Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Cicatrizes e postura

Resultado de imagem para cicatriz






Efeito das cicatrizes sobre o sistema postural









Há muitos anos que as cicatrizes e os seus efeitos no nosso corpo são estudados, havendo já uma grande evidência cientifica que comprova alguns dos efeitos nocivos que uma cicatriz pode representar para o equilíbrio do nosso sistema músculo-esquelético,cardíaco e endócrino.
As suas repercussões a nível músculo-esquelético são bem conhecidas por osteopatas e fisioterapeutas que fazem um excelente trabalho na prevenção desses efeitos nocivos para o equilíbrio deste sistema que é a base do aparelho locomotor.
As cicatrizes patológicas levam a uma hiper-estimulação das terminações nervosas presentes na pele (4º principal recetor postural), os chamados mecanoreceptores, que enviam um estimulo ao nosso sistema nervoso central, mais precisamente ao sistema nervoso autónomo, parte do sistema nervoso que funciona de forma involuntária e é responsável por funções básicas como respirar, o batimento cardíaco, a pressão arterial, a produção hormonal entre outros…
Esse estimulo vai causar uma ativação constante do nosso sistema nervoso simpático que é responsável, entre outros, pelo aumento:
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial;
  • Produção de adrenalina;
  • Aumento da produção de cortisol (hormona do stress);
  • Aumento dos níveis de açúcar na circulação sanguínea.
A subida dos níveis de açúcar no sangue, resultantes do aumento do cortisol, estimulam a produção de insulina 24h/dia e numa quantidade superior à de produção de cortisol. A insulina retira o açúcar do sangue, depositando-o no fígado, o que leva a um apetite constante devido ao estado hipoglicémico resultante. Isto traduz-se, muitas vezes, numa incapacidade de emagrecer devido a esse mesmo excesso de apetite constante.
O aspeto de algumas das cicatrizes patológicas que devem ser alvo de intervenção por um profissional qualificado.


Fonte:https://posturologiablog.wordpress.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário