Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

A abordagem da posturologia

ABAAABjhoAC-0



A abordagem da posturologia






A avaliação com base na posturologia é rápida e completamente indolor. Passa por registar as assimetrias nos três planos (sagital, frontal e transversal) com especial atenção às inclinações e rotações que possam existir ao nível da cintura escapular e de cintura pélvica.
A segunda fase da avaliação passa por dois testes de estabilidade (Romberg Test e Fukuda Test),        
seguidas da avaliação da capacidade/controlo dos movimentos oculares (o olho é o segundo recetor mais importante do cérebro) de forma a registar se o utente apresenta algum tipo de heteroforia ou se algum dos olhos se encontra hipoconvergente/divergente.
Acabada a segunda fase da avaliação, o posturologista corrige o principal recetor do sistema nervoso central, o pé. Com base na abordagem da posturologia, essa correção é possível recorrendo às palmilhas posturais.
No caso de haver um olho divergente, o magneto ocular provoca um relaxamento continuo do músculo Reto Lateral do olho, através do estimulo dado ao nervo craniano VI – abducente. Esta ativação deve ser potenciada com exercícios específicos que têm uma duração de 30 segundos.
Após realizadas as respetivas correções, do pé e do olho, o utente observa uma correção nas suas assimetrias posturais de, no mínimo, 65% na primeira consulta.
Só existem 4 causas possíveis para que o utente não alcance os resultados esperados:
  • Uma perna mais curta (que pode não ser uma verdadeira perna curta);
  • Alguma alteração patológica da articulação temporomandibular (ATM) ou dentes (os dentes e a ATM são o 3º recetor mais importante para o SNC);
  • A existência de microcorrentes galvânicas, que são geradas pela presença de dois metais diferentes. Se a corrente for superior a 250 mV, é patológica e causa essencialmente limitação da rotação cervical;
  • Determinadas cicatrizes patológicas que interferem com o 4º principal recetor do SNC, a pele, enviando mensagens 24h/dia, 7 dias/semana, que são interpretadas como pressão, levando à estimulação contínua do sistema nervoso simpático.
Se o posturologista não alcançar os resultados esperados após a correção dos olhos e dos pés, deve seguir os protocolos de avaliação já estudados de despiste das 4 causas anteriormente apresentadas e proceder às respetivas correções ou encaminhar para o profissional de saúde indicado.

Fonte: https://posturologiablog.wordpress.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário