Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Reflexos Primitivos e sua inibição


Imagem relacionada







Inibição de reflexos primitivos e seu impacto no sucesso ou fracasso no processo de aprendizagem escolar









Ao nascer, a criança deixa o seu ambiente protetor do útero para entrar num mundo onde é assaltado por uma quantidade esmagadora de estímulos sensoriais.

Para sobreviver, é dotado de um conjunto de reflexos primitivos que asseguram uma resposta imediata ao novo ambiente e às suas necessidades em mudança.

Então, nos perguntaremos quais são os reflexos primitivos.
Os reflexos primitivos são movimentos automáticos, estereotipados, dirigidos a partir do tronco cerebral e executados sem envolvimento do córtex cerebral.
Estes são essenciais para a sobrevivência do bebé em suas primeiras semanas de vida e fornecem treino básico em muitas das suas habilidades voluntárias posteriores. No entanto, esses reflexos têm uma vida limitada e devem ser inibidos entre 4 e 6 meses de idade, o que, por sua vez, permite que a criança tenha controlo sobre suas respostas voluntárias.

O que acontece se estes reflexos permanecerem ativos além deste tempo?

Eles serão chamados de aberrantes e se tornarão uma evidência de uma fraqueza ou imaturidade no sistema nervoso central e, se a atividade continuar, também poderão impedir o desenvolvimento de reflexos posturais subsequentes, que ajudarão a criança a interagir efetivamente com o ambiente.


Dependendo do grau de atividade reflexa aberrante, pode afetar uma ou todas as áreas de funcionamento, não apenas a coordenação visual motora grosseira e fina, mas também a percepção sensorial, a percepção cognitiva e as formas de expressão.

Agora, devemos saber que os reflexos primitivos surgem no útero, estão presentes no nascimento e devem ser inibidos entre os seis meses de idade com uma tolerância de 12 meses, no máximo.

A inibição de um reflexo primitivo está relacionada a uma nova habilidade. Esta é a razão pela qual o conhecimento da cronologia dos reflexos e o desenvolvimento normal da criança nos ajuda a prever qual habilidade poderia ter sido danificada como resultado direto da falha na inibição deles.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário